VIII Encontro da Rede de Estudos Rurais

18/04/2018 10:19

Entre os dias 27 e 30 de agosto de 2018 será realizado o VIII Encontro da Rede de Estudos Rurais nas dependências da UFSC, em Florianópolis/SC. O Encontro terá por tema central: “Concepções de Sociedade e Direitos de Cidadania em Questão: novos desafios para o mundo rural brasileiro”.

Os Encontros da Rede de Estudos Rurais reúnem pesquisadores e estudiosos de distintas formações disciplinares, profissionais de instituições públicas de pesquisa e extensão e demais interessados nas diversas temáticas relacionadas ao mundo rural. A VIII edição dará continuidade à experiência bem sucedida da Rede e terá repercussão direta nos debates que a comunidade acadêmica vem realizando.

O encontro vai se constituir num espaço privilegiado para o debate aprofundado das diferentes e, muitas vezes, conflitantes concepções de sociedade, desenvolvimento e cidadania num contexto político-institucional de implementação de medidas que restringem abruptamente um conjunto de políticas e recursos públicos, bem como de direitos sociais e agrários, que foram conquistados sob conflitualidades, nesses últimos anos, pelos povos do campo, pela agricultura familiar e camponesa.

É nesse sentido que o VIII Encontro deverá representar um espaço fundamental para se promover o debate plural e democrático de ideias e proposições formuladas pelas diferentes perspectivas em questão, sobretudo no que se refere às mudanças sociais em curso na sociedade brasileira e no mundo rural. Sem dúvida, o evento será um momento único para se discutir, também, as contradições do chamado agronegócio, os renovados dilemas que se configuram atualmente para a reprodução social da agricultura familiar e camponesa e para a sustentabilidade socioambiental dos territórios rurais e tradicionais.

A diretoria e o conselho nacional da Rede, em estreita colaboração com a comissão local, estão trabalhando para viabilizar um evento que atenda às expectativas, seguindo a tradição bem sucedida das edições anteriores.

Para maiores informações acesse: http://www.redesrurais.org.br/ ou https://www.facebook.com/redesrurais/