Dissertações e Teses
Dissertações de Mestrado
1991 – “Conglomeração de capitais, elites empresariais e representação de interesses em Santa Catarina: dinâmica capitalista e percepção de classe”. Defendida no Mestrado em Sociologia Política/UFSC, por Sílvio Ferraz Cario.
1992 – orientação. “Estado e agricultura no Semi-árido do Nordeste: o caso do sub-médio São Francisco”, defendida por Cícero Péricles de O Carvalho, Mestrado em Sociologia Política – UFSC.
1993 – orientação. “A perspectiva do agricultor frente ao modelo modernizador: o caso do produtores de leite de Presidente Getúlio – SC”, defendida por Janine Moreira, Mestrado em Sociologia Política – UFSC.
1996 – orientadora. “Agricultura de grupo e projeto camponês – avanços e limites na construção da cidadania – o movimento de cooperação agrícola no Oeste Catarinense” defendida por Lorena de Fátima Prim, Mestrado em Sociologia Política – UFSC.
1999 – orientadora. “Relações de Gênero nas Famílias Agricultoras Associadas a Mini-Usinas de Leite no Estado de Santa Catarina” Alessandra Bueno De Grandi, Mestrado em Sociologia Política UFSC.
1999 – co-orientação: “Agricultura Familiar e Profissionalização no contexto do novo rural”, de Sérgio Maestrelli – Mestrado em Agroecossistemas
1999 – orientação. “Trabalho, saúde e risco na fumicultura: um estudo de caso no município de Içara”. Defendida por Marineide Maria Silva, Mestrado em sociologia política UFSC.
2000 – orientação. “O Movimento Sem-Terra e a educação: Trajetória dos educadores no projeto político – pedagógico da Escola do Assentamento Abelardo Luz/SC” Gustavo Sepulveda.
2005 – orientação. “O tempo da política: a construção do voto no assentamento 18 de maio”. Letícia da Faria Ferreira. Mestrado em sociologia política – UFSC. 30 de março de 2005.
2005– orientação. “Produtivo ou reprodutivo: O trabalho das mulheres nas agroindústrias familiares – um estudo na região oeste de Santa Catarina”. Valdete Boni. Mestrado em sociologia política – UFSC. Outubro de 2005.
2005– co-orientação. “A construção social do mercado in natura na ótica da NSE”. Márcia da Silva Mazzon. Mestrado em sociologia política – UFSC. Dezembro de 2005.
2005– orientação.“Trabalho infantil na fumicultura e filantropia empresarial: o discurso da Souza Cruz” Angela Cristina Santos Pincelli. Mestrado em sociologia política – UFSC. Dezembro de 2005.
2006– orientação. “Desafios e possibilidades na Educação de Jovens e Adultos no contexto do PRONERA”. Lyvia Mauricio Rodrigues. PPGSP/UFSC, 30/06/2006 – Florianópolis.
2006– “O Estado através da lente feminina: o caso das mulheres da favela Chico Mendes- Florianópolis”. Edenilse Pellegrine da Rosa. PPGSP/UFSC, 15/02/2007 Florianópolis.
2007- “O estado através da lente feminina: o caso das mulheres da favela Chico Mendes- Florianópolis”. Edenilse Pellegrine da Rosa. PPGSP/UFSC, 15/02/2007 – Florianópolis.
2007- “Uma contribuição para a análise crítica do dilema do ‘reflorestamento’: o plantio de pinus em São José do Cerrito-SC”. Iraldo Alberto Alves Matias. PPGSP/UFSC, 26/09/2007 – Florianópolis.
2008- “Gênero e políticas públicas: o Pronaf-Mulher em Santa Catarina”. Sirlei Aparecida Fernandes. PPGSP/UFSC, 06/09/2008 – Florianópolis.
2011 – “Desenvolvimento Rural e Protagonismo social: o caso do Projeto Micro-Bacias II de Santa Catarina”. Tabajara Marcondes. PPGSP/UFSC, 05/09/2011 – Florianópolis.
2013 – “As dinâmicas sócio-políticas do VIH-SIDA na cidade de Maputo: um estudo de caso sobre o acesso aos serviços de saúde em VIH-SIDA para mulheres de Maputo”. Defendida por Hélio Bento Maúngue no PPGSP/UFSC.
2013 – “Invisibilidade do trabalho feminino na agricultura familiar: uma análise a partir da perspectiva da multifuncionalidade agrícola”. Defendida por Karolyna Marin Herrera no PPGSP/UFSC.
2016 – “Entre a teoria e a prática agroecológica, onde e como estão as mulheres rurais?”. Defendida por Flávia Soares Ramos no PPGSP/UFSC.
2019 – “Mercados Institucionais para a agricultura familiar e a participação feminina: análise do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”. Defendida por Jéssica Sbroglia da Silva no PPGSP/UFSC.
Teses de Doutorado
2002 – “O Mundo Rural no Horizonte dos Jovens: O caso dos filhos(as) de agricultores familiares de Ouro(SC)” Defendida por Valmir Luiz Stropasolas no PPGICH/UFSC.
2004– “Mulheres na carreira jurídica- subversão à concepção universal de sujeito moderno/sujeito do direito”. Defendida por Siomara Aparecida Marques no PPGSP/UFSC.
2012 – “De agricultoras a Camponesas: o Movimento de Mulheres Camponesas de Santa Catarina e suas Práticas”. Defendida por Valdete Boni no PPGSP/UFSC.
2013 – “Perspectivas de desenvolvimento rural em disputa no Brasil”. Defendida por Cléber José Bosetti no PPGSP/UFSC.
2019 – “A jornada interminável: A experiência no trabalho reprodutivo no cotidiano das mulheres rurais”. Defendida por Karolyna Marin Herrera no PPGSP/UFSC.